Todo mundo quer ganhar dinheiro na roça e em qualquer outro lugar do mundo, certo? É um dos tópicos fundamentais da vida, visto que precisamos ter uma fonte de renda mínima, nos alimentarmos, pagar contas e, se for o caso, o aluguel.
Nesse artigo vou te dar 9 dicas de como conseguir gerar renda vendendo produtos da roça na cidade! Vou falar de tudo, como escolher os produtos, como pensar no preço, divulgar e por aí vai.
1. Ache o produto certo para trabalhar
A primeira coisa em que você precisa pensar é o que fazer na roça para ganhar dinheiro, a boa notícia é que há muitas boas opções. Você mesmo pode produzir em sua propriedade ou comprar dos seus vizinhos ou produtores da região.
A dica é investir em produtos típicos da roça e do campo . As alternativas mais comuns e lucrativas são:
- Compotas;
- Bolos e doces caseiros;
- Legumes e vegetais;
- Artesanatos.
O segredo aqui é você passear pela região atrás de produtos de qualidade! Sei por experiência própria que você vai achar muita coisa. Esse tipo de produto caseiro e artesanal é fácil de se achar no campo, mas raro de se encontrar na cidade, tá aí a oportunidade!
Procure por frutas direto da roça, conservas artesanais, galinha caipira, ovos caipira, molhos, biscoitos caseiros, grãos, palmito, farinha e por aí vai!
2. Saber tudo sobre o que está vendendo
É preciso dominar todo o conhecimento possível sobre o produto, se quiser ganhar dinheiro. Se você comprar o seu produto ao invés de produzi-lo, procure informações sobre ele, vá até o produtor e pergunte sobre a mercadoria, como é produzido, os seus processos, diferenciais, e inclusive se há venda no atacado ou interesse em uma parceria. Isso pode acabar saindo mais barato, além de servir para você conhecer outros produtos que possam entrar para o seu cardápio de vendas.
Basicamente, são 3 perguntas que você precisa responder para atender bem seu clientes:
- Características do produto? Quais tipos e variedades você oferece?
- Características da embalagem? Quais os volumes disponíveis e tempo de validade?
- Características de venda? Qual o preço do produto e o frete para entrega?
3. Não comprar antes de ter demanda
Ganhar dinheiro na roça não deixa de exigir um investimento, é preciso ficar de olho para não acabar perdendo dinheiro. Não adianta sair investindo na compra ou produção de uma mercadoria antes de saber se há demanda por ela.
A primeira coisa a fazer, é oferecer o seu produto na Internet. Se houver procura, pessoas irão entrar em contato com você demonstrando interesse pelo produto, e até mesmo fazendo pedidos. Dessa forma, aguarde que eles sejam feitos, e somente então compre a sua mercadoria.
A dica mais importante aqui é: use suas redes sociais! Se você veio da cidade, tem muitos amigos e conhecidos na cidade. Venda para essas pessoas!
4. Faça fotos e vídeos para divulgação do produto
Você só venderá a sua mercadoria se fizer uma boa divulgação dela! Faça fotos incríveis da sua mercadoria, aproveite o ambiente rural para ter inspiração de cenários. Um palmito disposto em uma mesa linda, vai chamar mais atenção do que um pote com uma etiqueta qualquer.
5. Defina o preço
O preço NÃO deve ser estabelecido só com base nos seus custos. O preço é, na verdade, o valor que as pessoas enxergarem no produto, e o quanto elas estão dispostas a pagar por ele! Você não estará vendendo só um produto rural, você está vendendo toda a experiência! Imagine que você é o canal que permite às pessoas da cidade consumir um produto do campo e é por isso que você precisa cobrar.
Para definir essa questão, busque conversar sobre o assunto com potenciais clientes, pergunte quanto eles estariam dispostos a pagar, depois coloque uma margem um pouco maior. Isso ajudará a passar a ideia que seu produto é bom, e tem qualidade, um valor muito baixo irá deixar o seu produto parecendo que não é de qualidade, ou que é uma promoção.
Abandone a visão de que se é do campo é barato, venda produtos do campo de forma premium! Sim, as pessoas na cidade entendem isso, mas você precisa deixar bem claro em tudo que produz de conteúdo, inclusive nos preços que pratica.
6. Mensagens de venda
É preciso anunciar a sua mercadoria sempre usando três elementos: 1. Chamar a atenção; 2. Transmitir o valor do produto, e 3. Criar um senso de urgência no consumidor.
Para isso, comece com uma frase de impacto, em sequência, diga que tem pessoas pedindo e buscando pelo seu produto, evidencie os aspectos positivos da mercadoria, de modo a valorizá-lo. No final, traga urgência para a compra da mercadoria, tornando a uma prioridade, ou seja, as pessoas não deixarão aquela compra para mais tarde.
Mas atenção! Não minta sobre o seu produto para valorizá-lo, os clientes acabarão descobrindo, e se isso acontecer eles não irão comprar mais a sua mercadoria.
Como você não vai conseguir fazer o frete todos os dias no começo, marque apenas um dia na semana para a entrega. Isso, por si só, já vai criar um senso de urgência! Afinal, quem não comprar na semana, só poderá receber na outra.
7. Pense na embalagem
A embalagem é importante, mostra que tem carinho e cuidado por trás dela. Você pode colocar mensagens escritas à mão, pensar em sacolas bonitas, e buscar uma personalização, será um diferencial dos concorrentes da cidade.
8. Pense na entrega
É preciso saber como entregar o produto, e em que locais está disposto a entregar. Caso você não tenha um carro, uma opção é alugar, fazer uma parceria com quem tenha ou contratar motoristas autônomos. É importante saber quanto gastará nas entregas, porque o valor do frete deve estar embutido no custo do produto.
O custo do frete será um dos mais importantes para a viabilidade do seu negócio, tome muito cuidado com ele!
9. Faça a contabilidade
Uma vez que ache os produtos e os clientes, fique atendo à contabilidade do seu negócio. Desconte do valor recebido as despesas: combustível, pedágio, desgaste do automóvel, compra do produto ou produção, embalagens e outros gastos menores. Um bom controle será importante para o crescimento do seu negócio.
Se quiser assistir uma versão ilustrada e prática desses nove passos, clica no vídeo abaixo: