Segurança no campo: 4 dicas para sua propriedade

Segurança no campo é um assunto que tira o sono de muita gente, seja sua propriedade sua morada, seja sua propriedade apenas para lazer ou trabalho. A pergunta é a mesma: como deixar sua roça mais segura?

Vou te dar 4 dicas que uso aqui na minha propriedade rural e que fazem muita diferença: 

  1. A força da comunidade: como organizar a vizinhança
  2. Sistema de monitoramento: câmeras, alarmes e sensores
  3. Cães de guarda
  4. Arma de fogo: posse ou porte?

Essas 4 dicas são o que chamo de VITAMINA C da segurança rural: “C” de Comunidade, “C” de Câmera, “C” de Cachorro e “C” de Canhão! Vamos lá!

Sumário

A força da Comunidade
Um bom sistema de monitoramento
Cães de guarda
Arma de fogo
Quanto custa?

A força da Comunidade

Uma das principais dicas para aumentar a segurança não apenas da sua propriedade, mas de todo o bairro é organizar a vizinhança.

A comunidade não serve apenas para segurança, mas também para dar mais força nas reclamações e exigências juntos aos órgãos oficiais. É muito mais fácil pressionar uma Prefeitura para arrumar a estrada de terra quando 30 pessoas reclamam, do que quando apenas você, sozinho, registra uma reclamação.

No meu caso aqui, a Comunidade é de longe a maior força para uma maior segurança. Temos um grupo no WhatsApp com o contato de todos os vizinhos na estrada, que mantemos ativo, através de mensagens sobre o bairro e eventos na cidade.

Esse grupo já ajudou a bloquear loteamentos irregulares, a pressionar a Prefeitura a arrumar a estrada de terra e a monitorar furtos que ocorreram de fiações. Com o grupo, problemas como esses se tornam relevantes para todos e todos brigam, dentro de suas possibilidades, para um bem maior.

Mexer com uma propriedade é fácil, mas mexer com um bairro é muito mais difícil! Pegue um dia para conversar com seus vizinhos, vá de casa em casa, anote os contatos e crie um grupo de conversas, eu garanto que será um tempo muito bem gasto!

Um bom sistema de monitoramento

A quantidade de câmeras e sensores atualmente no mercado é enorme! Existem equipamentos de todos os tipos:

  • Com bateria
  • Com energia solar
  • Com conexão wifi
  • Com conexão 4G
  • Com sensor de movimento
  • Com gravação em nuvem

E por aí vai! Quais dessas opções vão lhe atender melhor? Depende da sua necessidade e do tamanho da propriedade.

De forma geral, quanto mais conectada estiver sua propriedade, mais segura ela estará. Uma conexão à internet, mesmo simples, vai te permitir receber alertas das câmeras e sensores, bem como monitorar o perímetro à distância.

É importante cobrir as estruturas que guardam equipamentos de valor, como a sede, barracão, galpão e assim por diante, e os pontos de passagem, como estradas, trilhas  e porteiras.

Vou dar meu caso de exemplo: tenho câmeras IP conectadas à internet que monitoram a sede, a porteira e a estrada principal de acesso. Tenho uma câmera solar com bateria, que não depende da energia elétrica, bem como outras câmeras com bateria e cartão de memória, que continuam gravando, mesmo se a luz for cortada.

Tenho sensores de movimento e abertura de portas e janelas, que enviam alarmes para meu celular, sempre que algo acontece.

E, finalmente, tenho uma central de alarme que conecta todas as câmeras e sensores e que permite automatizar o monitoramento, conversando com soluções como a Alexa da Amazon e o Google Home, bem como monitorar as câmeras pela TV.

Se quiser ajuda para montar um projeto de monitoramento da sua propriedade, já ajudei famílias rurais por todo país a ficarem mais seguras! Dá uma conferida nesse serviço aqui: INDICAÇÃO DE SEGURANÇA RURAL.

Cães de guarda

Em área rural cachorros não são apenas companheiros, são ferramentas de trabalho! O cachorro serve não apenas para dar o alarme quando aparecem estranhos, mas também para manter animais selvagens fora do perímetro da casa.

Recomendo você arrumar cachorros da própria região, que já estão acostumados com o clima do campo. Um cachorro rural é bem diferente de um cachorro urbano.

Cachorros de raças rurais, tem uma maior resistência e um instinto mais afiado para andar no mato. Tenho aqui dois cachorros rurais e um cachorro de raça urbana e eles vivem bem em harmonia, complementando a segurança.

Os cachorros rurais entram no mato, nadam no lago, identificam animais selvagens e, obviamente, correm atrás de carros e motoqueiros (não existe área rural sem cachorro no meio da estrada). Já o cachorro urbano é mais indicado para guarda pessoal e, pela fama que tem, para assustar os invasores.

Cachorros no campo são membros da família e companheiros rurais, então recomendo que você tenha alguns, fará muita diferença!

Arma de fogo

Uma arma de fogo no campo é uma ferramenta, como uma furadeira ou uma motosserra. É um tema polêmico, mas que você precisa abordar!

Você precisa se perguntar: fico à vontade de ter e usar uma arma de fogo? Se a resposta for sim, vá atrás de uma arma, é seu direito, caso a resposta seja não, as outras dicas desse artigo já vão lhe ajudar muito a se sentir seguro!

Uma confusão que o pessoal faz é sobre a posse ou o porte de uma arma de fogo. A posse é registrada na sua área rural, onde você pode andar armado se quiser. Porém essa posse se restringe ao perímetro da propriedade. Com a posse, você não poderá levar a arma no carro ou para outros locais. A posse é para segurança da sua família e propriedade, quando você estiver na propriedade.

Já o porte, é indicado para segurança pessoal. Você poderá levar sua arma consigo para onde for, seja área rural ou não. Tanto a posse, quanto o porte, devem ser autorizados pelos órgãos oficiais. Caso sua arma não tenha registro e você não tenha a posse ou porte, qualquer policial poderá lhe autuar e você sofrerá as penalizações legais.

“Ahhh, mas a arma era do meu avô!”. Infelizmente, não importa. Uma arma sem registro na sua propriedade é igual uma arma na mão de um criminoso na cidade.

O porte de uma arma de fogo é um processo difícil e que, provavelmente, você não vai conseguir tendo apenas uma propriedade rural. Já a posse é mais fácil e com algum apoio você pode conseguir sozinho. Nesse vídeo abaixo eu explico o passo a passo de como ter a posse de uma arma de fogo em área rural.

Tá, mas quanto custa tudo isso?

O investimento necessário em cada uma dessas dicas de VITAMINA C depende muito, organizar a Comunidade te dará muita segurança e não custa nada, já as câmeras e a uma arma de fogo tem custos mais altos.

De forma geral, prepare-se para gastar cerca de 2.000 a 3.000 reais com câmeras e alarmes, para ter um monitoramento efetivo da propriedade. Para tirar os certificados e comprar uma arma de fogo, pode estimar algo em torno de 5.000 a 10.000 reais, dependendo muito da arma que escolha.

Por fim, tenho certeza que consegue adotar bons cachorros rurais sem gastar nada e ainda ajuda a dar um lar para animais que poderiam acabar abandonados.

Seguindo essas dicas, sua família e seus bens estarão protegidos e você poderá dormir bem mais sossegado à noite!

Tamo junto!

Deixe um comentário