A pandemia da Covid-19 colocou em perspectiva a ideia de trabalho. O ir todos os dias para o escritório cedeu lugar ao trabalho remoto, o famoso Home Office. Essa nova rotina de trabalhar em casa, foi positiva para parte dos empregados, seus empregadores e para as empresas em geral.
Houve aumento da quantidade de firmas que decidiram aderir ao Home Office permanentemente, mesmo após o fim da pandemia e das exigências de distanciamento social e não-aglomeração. O trabalho mudou. A rotina mudou. Então, por que não repensar a vida na cidade também? A vida na área rural é mais simples e tranquila, sem a correria e as preocupações da cidade grande.
O contato com a natureza é outro fator extremamente atrativo da vida na roça: pássaros cantando, contato com animais (o que é perfeito para o desenvolvimento das crianças, por exemplo) e áreas verdes muito arborizadas (o que melhora significativamente a qualidade do ar e, dessa forma, tem impacto extremamente positivo na saúde e na qualidade de vida). Só o campo proporciona isso.
Viver de Home Office na zona rural é sinônimo de tranquilidade e contato com a família e a natureza
Além disso, viver no campo é mais barato! É possível viver em residências bem maiores por menos, com jardim amplo e mais áreas voltadas para o lazer ao ar livre. Os custos no interior também costumam ser menores que nas grandes capitais, seja com serviços, seja com mercado.
Enfim, a vida na roça pode ser incrível. E o melhor de tudo? Você não precisa desistir do seu trabalho para consegui-la! O modelo Home Office pode se tornar um “Roça Office”. Pode-se viver no campo e trabalhar de casa sem problemas, o segredo é estar bem preparado e fazer adaptações para melhorar mais ainda sua experiência no campo.
Se você tem esse sonho e que alcançá-lo, vou te dar 4 dias incríveis que sei que vão ajudar muito!
4 Dicas para você viver de Roça Office
1. Tenha uma boa internet rural!
O Home Office depende muito de boa conexão com a internet, seja para entrega de trabalhos ou para reuniões.
Internet em área rural pode ser um desafio, por isso tenho um outro artigo completo que te explico quais são as opções, custos e como contratar. Vou deixar o link aqui para você conferir depois: QUAL A MELHOR INTERNET RURAL NO BRASIL?
A conexão à internet em área rural, não é igual à conexão na cidade. Você vai precisar pesquisar bem mais para achar a operadora que vai lhe atender! Existem opções via cabo, rádio, satélite, celular e por aí vai. Eu posso te ajudar nessa busca por sinal de qualidade, avaliando a cobertura na sua região gratuitamente. Basta preencher esse FORMULÁRIO. Vou mandar os resultados no seu email.
Outro ponto importante sobre a internet, é ter uma redundância de conexão. No campo a eletricidade pode cair, o sinal pode oscilar e, se você não estiver preparado, pode ter surpresas negativas. Existem equipamentos com bateria, que funcionam com mais de uma forma de internet, então opções não faltam, o que é necessário é decidir o que será melhor para a sua realidade.
2. Invista em equipamentos eletrônicos de qualidade
Mesmo que isso signifique gastar mais um pouco, vale a pena fazer um investimento em computadores e celulares menos suscetíveis a quebras ou falhas.
No interior, o acesso a assistências técnicas de TI não é tão fácil como na cidade. Por vezes, é necessário se deslocar para uma capital, por exemplo, em busca desses serviços. Por isso, gaste um pouco mais para não ter dor de cabeça.
Um celular com bateria maior pode ser mais pesado e desajeitado, mas no campo fará muita diferença! Eu cansei de celulares lindos e pouco funcionais e passei a comprar equipamentos mais brutos para a roça, fez toda diferença na minha vida! Já faz 2 anos que quando meu celular cai no chão, ao invés de quebrar a tela, quebra o chão, então recomendo que você siga a mesma prática!
Uma vantagem de morar no campo e que você tem muito mais flexibilidade e autonomia para instalar o que quiser na sua casa. Na roça não tem reunião de condomínio, provavelmente não tem nem código de obras, então você pode fazer o que for melhor para sua vida e da sua família.
Quer colocar painéis solares com bateria para tocar seu escritório rural? Vai em frente! Quer instalar automação para agilizar a rotina do dia a dia? Ninguém vai falar nada. Em área rural nem o céu é o limite! Porém com grandes liberdades, vem também grandes responsabilidades.
3. Crie uma rotina de trabalho
Crie uma rotina fixa de trabalho. Viver de Home Office faz com que trabalho e lazer acabem se misturando, o que leva a trabalho excessivo, tomando todo seu dia.
Não saber dividir bem o seu tempo entre relaxar e cumprir com suas obrigações pode privá-lo de aproveitar a natureza e o melhor que a vida rural tem a oferecer.
Tenha tempo livre para curtir sua família e reserve horários para desfrutar da natureza – como tomar um banho de cachoeira, caminhar numa trilha, olhar as estrelas e catar lenha para acender uma fogueira.
Afinal, você se mudou para a zona rural em busca de maior calma e relaxamento, não perca isso por falta de organização!
Aqui a tecnologia pode lhe ajudar também! Já existem uma série de plataformas, como o Zapier e o Make, bem como aplicativos, como o IFTTT, que te permitem automatizar tarefas rotineiras, como preencher uma planilha ou marcar uma venda. Esses aplicativos podem trabalhar para você, enquanto você curte a mata com seus filhos.
4. Procure por propriedades para alugar ou arrendar
Um ponto que pouca gente conhece é que é possível alugar ou arrendar propriedades rurais, assim como se aluga um apartamento na cidade. Eu recomendo fortemente que você faça isso antes de comprar uma propriedade rural, para primeiro testar se a vida no interior realmente é para você.
Procure por propriedades para arrendamento em plataformas online de locação de imóveis ou de venda de produtos, como OLX e Mercado Livre, tenho certeza que não faltarão oportunidades. Não tenha pressa! Veja mais de uma, faça da atividade de visitar as propriedades uma atividade de lazer com a família, será muito gostoso.
Depois de escolher a propriedade, tome cuidado com o contrato. Em área rural os contratos são mais flexíveis que os urbanos, então discuta com o proprietário os termos que vão lhe atender. Se descobrir que a área rural lhe agrada mesmo, então recomendo investir em uma propriedade.
Fuga pras Colinas
O canal Fuga pras Colinas no YouTube mostra a experiência de viver na roça, mostrando curiosidades, desafios e o que é preciso para ter a melhor vida possível vivendo fora da cidade – como educação, conexão à internet, segurança, documentação e muito mais. Dá uma conferida!