Em áreas rurais, a internet via fibra muitas vezes não está disponível. E aí? O que fazer? Como funciona a internet rural no país? Qual a melhor? Quanto custa? Quer conhecer todas as opções? Quer saber se tem cobertura na sua propriedade? Respondo tudo isso nesse artigo!
5 tecnologias de internet que talvez já esteja disponíveis na sua roça, será que você conhece todas elas?
Sumário
Internet rural: como funciona?
Quais as tecnologias disponíveis?
Tecnologia 1: Conexão via fibra ótica
Tecnologia 2: Conexão via satélite
Tecnologia 3: Conexão via Starlink
Tecnologia 4: Conexão via rádio
Tecnologia 5: Conexão via celular
Qual a melhor operadora de internet rural para você?
Comparativo das diferentes opções!
Quanto custa ter uma internet rural?
Mas o sinal Wi-Fi vai cobrir toda minha propriedade?
Exemplo prático de conectividade em área rural!
Internet rural: como funciona?
Para que a internet chegue com qualidade na casa de uma família, várias tecnologias são usadas pelas operadoras. Nesse aspecto, a conexão banda larga cabeada é uma das mais comuns no país. Mas, em locais mais afastados dos centros urbanos, como as áreas rurais, a internet que requer cabeamento, como a fibra ótica, comumente ainda não está disponível.
Segundo dados de 2021 da pesquisa TIC domicílios, metade das propriedades rurais ainda não têm acesso à internet. Se você mora no campo, ou tem uma propriedade rural, esse artigo vai te ajudar a entender as opções, vantagens e desvantagens de cada tecnologia.
Confira mais informações abaixo e entenda tudo sobre a internet rural no Brasil. Agora, se já quiser ajuda para indicação dos equipamentos, conheça mais sobre nosso trabalho:
INDICAÇÃO DE INTERNET RURAL PARA SUA PROPRIEDADE!
Quais as tecnologias disponíveis?
Para ter sinal Wi-Fi na propriedade, duas coisas são necessárias: (1) uma conexão com a internet e (2) um roteador Wi-Fi para criar o sinal que vai conectar seus celulares e equipamentos. Muitas pessoas confundem conexão à internet com sinal Wi-Fi. Cuidado para não fazer essa confusão também!
A conexão à internet ocorre por meio de uma operadora com cobertura local e pode ser realizada por diferentes tecnologias de transmissão de dados: fibra ótica, via satélite, via rádio e via celular. Vou te explicar cada uma delas.
Antes de contratar um serviço de internet rural, é importante conhecer como funciona cada uma dessas opções, quais são os equipamentos necessários e os planos disponíveis.
Se você quer cortar caminho e já saber quais as opções estão disponíveis na sua roça, eu ofereço uma análise gratuita de cobertura, só clicar e mandar as coordenadas da sua área:
ANÁLISE GRATUITA DE SINAL E COBERTURA NA SUA PROPRIEDADE
Tecnologia 1: Conexão via fibra ótica
A conexão via fibra ótica depende da infraestrutura de uma operadora, que deve chegar até sua propriedade rural por meio de um cabo enterrado ou passado de forma aérea nos postes de eletricidade. Sem esse cabo, não existe conexão.
A fibra ótica é um cabo preenchido por fibras bem finas de plástico ou vidro, que transmitem dados através da passagem da luz, por isso o nome! A tecnologia de fibra ótica permite a passagem de dados em altíssima velocidade e é capaz de atender muitas conexões simultaneamente.
Por conta do custo de passagem e manutenção do cabo de fibra ótica, muitos locais mais afastados dos centros urbanos não tem essa opção disponível. Imagine que a operadora precisa atender um número mínimo de clientes para compensar os custos de instalar e manter o cabeamento e nem sempre esse número mínimo é alcançado em áreas rurais.
Se a sua propriedade rural já tem acesso à fibra ótica, não tenha dúvidas que essa conexão terá a melhor qualidade e custo-benefício. No entanto, se sua propriedade ainda não tem esse tipo de conexão, ou a fibra é muito ruim na sua região, existem outras opções.
Tecnologia 2: Conexão via satélite
A opção via satélite é uma tecnologia bem comum e conhecida nas áreas rurais, permitindo conexão em locais sem cobertura de outras operadoras. Muitas pessoas associam internet rural à conexão via satélite, mas esse é um erro que pode te custar caro!
Essa conexão é obtida por meio de uma mini antena parabólica de chapa instalada em locais mais altos, como o telhado das casas. Ela tem a função de captar o sinal que chega via satélite e transmitir para um roteador Wi-Fi dentro da residência.
A principal questão da internet via satélite é que os planos atuais estão muito distantes daqueles que são oferecidos nas cidades. Enquanto uma conexão de fibra ótica é ilimitada, com preços que muitas vezes podem ser inferiores a R$ 100,00 por mês, a conexão via satélite pode custa mais de 3 vezes esse valor com uma franquia limitada de 10 a 30 gb por mês.
Para ter uma ideia do quanto isso representa, um vídeo no YouTube de 10 minutos, na qualidade FullHD (que é uma qualidade boa de resolução), consome cerca de 250 megabytes. Ou seja, com 10 gb de franquia você pode assistir só 400 minutos de YouTube, ou menos de 7 horas! É muito pouco! Isso sem contar o consumo com outros aplicativos.
Além disso, a internet via satélite tem um tempo de resposta mais lento. Como a distância entre sua casa e o satélite é bem grande, até um pacote ir e voltar, alguns milisegundos se passaram. Na teoria isso parece pouco, mas na prática, significa que serviços como vídeos-chamada, jogos online e atividades que envolvem dados em tempo real, como compra e venda de ações, serão bastante prejudicados.
A internet rural via satélite tem um custo de instalação de cerca de 200 a 300 reais, que é realizada por um técnico local que deve visitar sua propriedade. Os planos mensais variam de acordo com a velocidade de download e tamanho do pacote de franquia de dados. A mensalidade varia de 180 a mais de 600 reais, dependendo da operadora e do pacote escolhido.
Em 2022 a Startlink, uma versão mais moderna da internet via satélite chegou em algumas regiões do país. A Starlink é uma grande evolução, tendo velocidades mais altas e latência mais baixa que a internet via satélite tradicional, como vou te explicar abaixo.
Tecnologia 3: Conexão via Starlink
A Starlink é uma internet rural via satélite, porém com uma tecnologia mais moderna! Como os satélites da Starlink estão mais próximos da Terra, o tempo de resposta é melhor, chegando bem perto da fibra ótica.
Além disso, a conexão da Starlink é ilimitada, não tendo os pacotes de franquia que a conexão via satélite tradicional tem. Isso significa que você vai poder assistir seu YouTube em FullHD sem se preocupar em ficar sem internet!
As velocidades da Starlink variam muito de acordo com a região do país, horário do dia e quantidade de assinantes na sua área. De forma geral, velocidades entre 100 e 300 mbps são comuns para download e 10 a 30 mbps para upload.
Depois da fibra ótica, a Starlink é a internet rural mais rápida disponível na roça! A instalação não depende de um técnico especializado, podendo ser realizada por qualquer um, a partir do aplicativo que acompanha a internet e deve ser instalado no seu celular.
O valor atual do kit da Starlink, que inclui a antena, o cabo e o roteador Wi-Fi, é de cerca de 3.200 reais, dependendo dos impostos no seu Estado. A mensalidade é de 184 reais, mais impostos estaduais, o que significa que o valor final é na casa dos 235 a 240 reais.
A Starlink já tem cobertura no país inteiro, o que significa que não importa onde seja sua roça, já chega sinal lá!
Tecnologia 4: Conexão via rádio
A conexão via rádio é outro tipo de internet muito comum em algumas localidades rurais. O via rádio é fornecido por uma operadora local que instala torres e antenas pela região, oferecendo normalmente planos ilimitados, mas com velocidades reduzidas.
Ainda é muito comum no país encontrar provedores que oferecem conexões com velocidades de 2 a 5 mbps de download, que não permitem o uso maior de aplicativos de streaming, como YouTube e Netflix.
Além disso, a conexão via rádio não está disponível para todas as propriedades rurais. A área de cobertura depende diretamente da visada para as torres principais, bem como do relevo entre a propriedade e a fonte transmissora de sinal.
A instalação depende de um técnico local que deve visitar sua propriedade e colocar os equipamentos, não é possível captar o sinal via rádio por conta própria. Essa instalação tem um custo e varia para cada operadora. Já a mensalidade costuma variar entre 75 e 150 reais, dependendo do pacote escolhido.
Para quem faz um uso pequeno da internet, principalmente para as propriedades de lazer, que são usadas apenas em finais de semana e em ocasiões particulares, a internet via rádio pode ser uma boa opção!
Tecnologia 5: Conexão via celular
A conexão via celular não depende de um técnico ou instalador, você mesmo pode comprar os equipamentos e realizar a instalação. Os equipamentos podem ser comprados pela própria internet e funcionam em qualquer lugar com cobertura, não ficando limitados ao perímetro da propriedade (você pode usar no seu carro ou motorhome, por exemplo!).
A internet rural via celular ocorre quando o sinal das principais operadoras do país: Vivo, Claro, Tim, CTBC, Sercomtel, Brisanet, é captado por uma antena e um roteador com chip ou um reforçador de sinal.
O sinal 3G do via celular ainda é comum em algumas regiões e atinge velocidades entre 5 e 10 mbps de download. Já o sinal 4G, que está se popularizando nas áreas rurais, por conta da frequência de 700 MHz em adoção maciça pelas operadoras, permite uma velocidade de 10 a 50 mbps de download, podendo chegar a quase 100 mbps em alguns casos particulares.
A conexão via celular também permite o uso de ligações, dependendo do tipo de equipamento escolhido, o que é uma vantagem sobre todas as outras tecnologias de internet rural, que ficam restritas à conexão de dados.
Outra flexibilidade da internet via celular é a existência de dezenas de planos, que podem ser escolhidos pelos próprios usuários e alterados simplesmente com a troca do chip. Propriedades que são pouco usadas podem escolher planos sem mensalidade ou pré-pagos, que serão cobrados apenas se ocorrer consumo.
Planos com aplicativos ilimitados, como WhatsApp, Telegram e YouTube existem para algumas operadoras, além de planos totalmente ilimitados, que são estão disponíveis para operadoras como a Vivo, CTBC (e em breve, Tim).
Com a expansão do sinal 5G pelos centros urbanos, as operadoras se comprometeram legalmente com a Anatel para levar o sinal 4G para todos os municípios brasileiros, o que deve aumentar a cobertura em áreas rurais.
Qual a melhor operadora de internet rural para você?
Felizmente, o tempo em que as áreas rurais ficavam dependentes de apenas uma operadora de internet rural está chegando ao fim! É comum existir mais de uma opção de conexão pelas roças do país.
Nesse novo cenário, o mais importante é entender qual a sua demanda por internet, quanto uma boa conexão é necessária a sua propriedade e o quanto você pode pagar nos equipamentos e na mensalidade.
Se você não quer correr o risco de comprar equipamentos errados ou ficar perdendo tempo com instalações que não funcionam, nessa página explico um pouco sobre meu trabalho de indicação. Se te interessar, dá uma olhada:
INDICAÇÃO DE INTERNET RURAL PARA SUA PROPRIEDADE!
Comparativo das diferentes opções!
Para facilitar sua vida ainda mais na hora de escolher uma internet rural para sua propriedade, fiz essa imagem abaixo, onde você consegue consultar rapidamente as vantagens e desvantagens de cada tecnologia.
Quanto custa ter uma internet rural?
O custo de cada tecnologia de internet rural é diferente, mas pode ser dividido em dois principais: (1) valor dos equipamentos e instalação e (2) mensalidade do plano escolhido. De forma geral, os custos variam entre 200 e 3000 reais, sendo assim acessíveis para todas as propriedades, de acordo com a necessidade de cada proprietário.
As mensalidades também são variáveis, desde planos sem custo algum (paga-se apenas o que se consome), até planos de mais de 300 reais por mês.
Mas o sinal Wi-Fi vai cobrir toda minha propriedade?
Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é direta: NÃO! O sinal Wi-Fi disponibilizado pelas tecnologias de internet rural vai atender apenas a casa sede da sua propriedade, onde o roteador Wi-Fi estará instalado. A boa notícia é que você pode investir em outras tecnologias para jogar o sinal Wi-Fi para diferentes locais: casa do caseiro, curral, pasto, galpão, barracão e por aí vai, você que manda!
Exemplo prático de conectividade em área rural!
Quer ver um caso prático de conectividade rural em uma propriedade pelo país? Assiste esse vídeo de análise:
Tem mais alguma dúvida? Deixa aí nos comentários que eu respondo!
Tamo junto!
Melhora site de informação. Queria comprar amplimatic aquário 4000.mas não sei se vai funcionar. Pois. O sitio do meu sogro fica em área rural e tem muitos morros na direção. Das antenas da minha cidade.tel mesa pega sinal da claro com antena externa.so da 1 ponto. Sou de Rio Claro rj. Obrigado por qualquer ajuda.
Se quiser minha ajuda para internet rural eu consigo verificar a região antes de você comprar os equipamentos. Dá uma olhada aqui: http://fuga.app.br/internet-rural